April 21 2017

Regina Di Ciommo

O PABX pode ser bem mais do que uma central telefônica para dinamizar os negócios



A central de PABX é recurso tecnológico útil para a utilização em empresas e até mesmo residências e vai além de uma central telefônica. Atualmente o PABX é fabricado com recursos e funções que oferecem maior conforto e segurança para seus usuários, inclusive com portaria.

Veja como poder economizar com o seu telefone, seguindo as nossas dicas.

Tudo sobre o PABX como mais do que sua central telefônica

O PABX pode ser bem mais do que uma central telefônica para dinamizar os negócios

Imagem: Interhome

O PABX, sigla que significa Troca Automática de Ramais, é uma substituição ao sistema manual chamado de PBX, que atualmente se tornou obsoleto. O PBX, cuja sigla significava Private Branch Exchange, em inglês, ou troca de ramais, passou a ser automatizado. O PABX realiza as operações de um centro de distribuição telefônica, geralmente em uma empresa, oferecendo atendimento aos funcionários e clientes.

Os antigos PBX passaram a ser obsoletos por necessitarem de um operador ou telefonistas para a sua operação. Já o PABX permite a realização de ligações entre ramais telefônicos internos, em uma instituição, empresa ou até residência, sem intervenção manual. Atende também aos telefonemas externos e públicos dirigidos à central. Operam com uma plataforma de hardware, com a adoção de equipamento especializado, ou somente com software, que é instalado em um computador e opera os telefones através da internet.

Se um telefone residencial está conectado a uma operadora de telefonia, as ligações telefônicas são feitas bastando acionar o número desejado. Nas empresas existem muitos ramais para cada setor existente, com um número de linhas em menor número, para economia de custos. Há então a necessidade de uma central telefônica para receber e distribuir as chamadas e esse é o papel do PABX. O equipamento se torna importante para o gerenciamento e controle dos ramais utilizados e pode administrar as permissões de uso, quer seja para indivíduos ou grupos.

Portanto, o PABX é a central telefônica conectada às linhas da rede pública e aos ramais internos que chegam aos usuários. Muitas outras funções podem ser acrescentadas a ele, inclusive para que as ligações cheguem diretamente a um determinado telefone. Os maiores usuários do PABX são aqueles que trabalham como secretários e secretárias, pois os contatos telefônicos são administrados por eles dentro de uma empresa. Esses profissionais podem também possuir um telefone do tipo terminal inteligente, para que assim possam ter acesso a todas as funções da central de PABX.

Há equipamentos no mercado brasileiro que permitem soluções para a central telefônica sem necessidade de investimento em novos equipamentos e gastos com manutenção. São os planos para uso, via internet, que permitem realizar e receber ligações de qualquer lugar do mundo, de maneira fácil e segura.

Nesse sistema, os ramais são ilimitados, a configuração e administração são feitas em um computador com acesso à internet. As ligações podem também ser transferidas para um celular 3G/Wi-Fi. É possível definir o horário de funcionamento do sistema, conforme o horário de funcionamento da empresa e o calendário de feriados local. Quando as ligações ocorrem fora do horário programado, as chamados podem ser gravadas em uma secretária eletrônica. Além disso, cada usuário pode configurar e personalizar o ramal que utiliza.

Portanto o PABX é um sistema de telefonia que é muito mais do que se espera de uma central telefônica. Atualmente é parte de um avançado sistema de soluções em comunicação. Sendo altamente programável e podendo oferecer funções sofisticadas, ele oferece benefícios tais como o aumento da produtividade, com baixo custo, podendo ser expandido à medida que os negócios aumentam e a necessidade de comunicação cresce.

Conheça os benefícios do PABX para a sua empresa

Com o PABX, a sua empresa só sai ganhando:

  1. Administração de rede mais facilitada

Por ter toda a comunicação da sua empresa conectada a uma só rede de dados de telefonia, fica muito mais fácil manter uma boa gestão. O PABX facilita a sua administração e operação de redes, onde qualquer eventualidade será rapidamente diagnosticada.

  1. Menor geração de custos

O PABX se conecta aos sistemas telefônicos em suas filiais, de forma que todos os funcionários realizam ligações gratuitas entre elas.

Conheça tudo sobre PABX virtual e veja se isso é o que a sua empresa precisa.

  1. Mais eficiência empresarial

A sua empresa sai ganhando muito mais, afinal, o atendimento é automatizado com mensagem, aumentando assim, a eficiência na hora de atender os clientes. Com o PABX você poderá encaminhar as chamadas para outro ramal sempre que determinado ramal estiver ocupado.

Como você viu, o PABX oferece muito mais para a sua empresa do que apenas uma central telefônica, incluindo melhoria no atendimento ao cliente. Sem contar na personalização das ligações, onde vocês poderão implementar novas aplicações de convergência e outras funções.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.