October 31 2014

Jeniffer Elaina da Silva

Dicas para escolher a telefonia de uma empresa



Dicas para escolher a telefonia de uma empresaAs possibilidades de comunicação entre as pessoas especialmente com o aumento do uso da internet conta com muitas opções, mas o uso do telefone ainda é muito comum e tem diferentes alternativas sendo preciso conhecer dicas para escolher a telefonia de uma empresa.

Principais dicas para escolher a telefonia de uma empresa

Um empresa não importa o seu porte específico precisa garantir o uso dos telefones pelos seus funcionários de maneira prática e igualmente barata e por isso considerar alguns aspectos deste assunto são importantes como os que iremos mostrar em seguida neste texto:

a)Tipo de telefonia a ser usada

A obtenção de um sistema de telefonia eficiente depende primeiramente que se escolha o melhor canal para esta comunicação garantindo que chamadas possam ser feitas e recebidas do exterior existindo na atualidade uma grande diversidade de opções.

No momento de delimitar o tipo de telefonia que vai ser utilizada em determinada empresa é preciso que se analise as suas características específicas como o seu porte, quantidade de chamadas feitas e recebidas bem como as características da rede elétrica local.

b)Análise interna para sistema de telefonia

Após a determinação da forma geral de como a telefonia será feita na empresa é preciso de forma posterior verificar a quantidade de telefones que serão necessários para a empresa como um todo considerando os funcionários ou ainda as salas existentes no local.

c)Equipamento de telefonia a ser utilizado

Com a determinação do tipo de telefonia que vai ser utilizado bem como a quantidade de telefones necessários é preciso delimitar agora o equipamento que vai ser utilizado o qual no caso de empresas deve de forma preferencial ser um PABX.

O PABX (Private Branch Exchange) consiste em um sistema de telefonia o qual centraliza o uso de telefones internamente em uma empresa permitindo a comunicação interna e externa destes telefones de forma mais facilitada e prática.

Existem alguns tipos principais deste tipo de aparelho sendo o primeiro deles o PABX Analógico que conecta diferentes telefones por meio de linhas telefônicas e precisa ser operado por uma pessoa.

O PABX Digital realiza o controle de telefonia gravando o som de um telefone analógico que é convertido para o formato digital o qual é codificado em um computador tornando a informação digitalizada sendo enviada para um circuito de comutação que gerencia todas as chamadas recebidas e feitas pela empresa.

O PABX IP é aquele que utiliza para o tráfego de voz uma rede de dados que tem uma interface de rede cartão integrando osa telefones e suporta com isso as funcionalidades do PABX tradicional tendo ainda muitos recursos adicionais.

d) Como escolher o melhor PABX para sua empresa

Para escolher o PABX mais indicado é preciso considerar as características de sua empresa como a quantidade de linhas telefônicas e ramais que o mesmo precisa conter com possibilidade de expansão no futuro bem como a sua forma de atendimento que pode ser com telefonista ou automatizado.

Além disso, é importante analisar se vão ser necessários recursos adicionais como identificação de chamadas, delimitação de gastos por funcionários, uso de senhas para a utilização dos telefones vinculados e outras.

Com isso, as dicas para escolher a telefonia de uma empresa se referem aos passos básicos que precisam ser seguidos para que se faça a melhor delimitação considerando os principais fatores neste assunto como as funcionalidades e tipos de PABX para o ramo empresarial.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário