February 26 2017

Roberta Clarissa Leite

Empresas de sucesso apostam na comunicação com o cliente



Empresas de sucesso apostam na comunicação com o clienteA comunicação com o cliente é um assunto que mudou o perfil das empresas, especialmente depois do uso de aparatos tecnológicos. A abertura do diálogo entre o consumidor e a empresa prestadora de um serviço foi também prevista por lei, fazendo parte do direito do consumidor.

Assegurar esse direito foi a martelada final para garantir o respeito à essa comunicação direta entre os dois lados do negócio, quem compra e quem vende. A empresa que não atende o cliente nessa esfera, tem uma chance muito grande de conquistar uma imagem negativa na sociedade e perder clientela.

Saiba tudo sobre Central Telefônica e anote algumas dicas.

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído pela lei Nº 8.078 de 1990, o código reúne um série de leis que versam sobre direitos básicos, qualidade de produtos, responsabilidades, práticas comerciais etc.

Uma forma eficaz de exercer esse direito é ter a possibilidade de comunicação com empresas prestadoras de serviços. A empresa por sua vez deve ter uma visão adiante e, saber que, através desta abertura ela pode melhorar o atendimento.

Canais de comunicação como instalação de Pabx, linhas exclusivas para SAC, acesso online, são algumas opções que empresas investem tendo em vista o grande fluxo de assuntos requeridos pelos consumidores. Mas o uso correto desses aparatos é tão importante quanto tê-los, não adianta criar um canal de acesso se ele não é eficaz.

No caso do Pabx, além da ponte que se constrói entre detentora de um produto ou serviço e o consumidor, é uma forma de organizar o setor de comunicação da empresa, a separação por ramais, processamento de informações, alerta etc.

Conheça sobre o Pabx Intelbras e veja se é a melhor opção para sua empresa.

Com a internet, mesmo que sua empresa não seja grande e muito conhecida, e não esteja, ainda, em grandes veículos midiáticos, é possível construir essa canal através de sites, blogs e páginas específicas onde o cliente tem espaço. A imagem de uma marca está muito associada à forma de fazer negócio da empresa, ou seja, como chega ao consumidor.

Comunicação entre funcionários

A importância dessa comunicação não é só com o cliente, mas dentro da empresa. Para o crescimento de um negócio é necessário que os funcionários saibam quais os objetivos e metas que aquele negócio quer atingir. O recomendado é que seja uma comunicação direta e sem rodeios, com decisões claras e objetivas e que todos possam ter a compreensão do assunto.

Os ramais telefônicos dentro de uma empresa servem para a troca de informação direta entre funcionários em diferentes cargos, isso ajuda na ativação de ideias e compartilhamento de ações e solução de dúvidas, não pode ter espaço para isolacionismo. A humanização nessa relação é essencial, através da fala direta fica mais fácil.

Como uma empresa pode investir na comunicação com o cliente?

As empresas podem estabelecer canais de comunicação com o cliente e atender suas necessidades. Dessa forma, estará se ajudando por manter um cliente fidelizado e também ajudando os clientes, sanando dúvidas sobre a aquisição de um serviço ou produto.

Ao fazer a escolha mais acertada dos canais de comunicação, as empresas conquistam excelentes possibilidades. Veja quais são os principais canais de comunicação:

Ainda não conhece as vantagens do Pabx virtual? Veja aqui!

  1. Central de Atendimento:

Por meio do sistema Call Center, a empresa oferece um canal para sugestões, reclamações e dúvidas, sendo um importante canal para comunicação com o cliente. Além disso, é possível utilizá-lo para informações relevantes aos clientes, como alterações de cadastro, promoções, alteração de preços, entre outros. Um produto que tem ajudado muito as empresas é o PABX, permitindo uma melhor interação interna da empresa, ou seja, se o cliente precisa falar em determinado setor, é possível uma transferência de ramal.

  1. Pesquisa de opinião:

Por meio da pesquisa de opinião é possível que a empresa identifique como o cliente a enxerga e quais os produtos ele se interessa mais. Essa é uma forma da empresa verificar o grau de satisfação do mesmo.

  1. Caixa de reclamações ou sugestões:

Se a empresa possui um trânsito grande de clientes, essa é uma maneira de verificar como está sendo o nível de satisfação do cliente. Basta colocar breves perguntas sobre todos os setores da empresa, como atendimento, produtos, serviços e outros.

Sua empresa investe em comunicação?

Sobre o autor: Roberta Clarissa Leite


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.