VoIP – Voice over Internet Protocol



O VoIP, abreviação de Voice over Internet Protocol, é mais conhecido no Brasil como Voip e, em poucas palavras, pode-se dizer que é “voz sobre IP”.

O sistema está sendo muito utilizado por várias empresas que buscam uma solução alternativa para a alta conta de telefone, já que é capaz de reduzir significativamente os custos com telefonia não somente nas organizações (independente do porte) como também nas residências.

Para utilizar este benefício do Voip não é necessário realizar as ligações somente pelo computador, como muitas pessoas pensam. Com um adaptador para telefone analógico ou então um gateway VoIP (aparelhos ligados diretamente a um aparelho telefônico, PABX ou conexão de banda larga) você consegue ter os mesmos benefícios.

O sinal é obtido sim através de um IP, mas pode acontecer quando alguém tira o telefone do gancho. Assim um sinal é emitido e permite que o número seja digitado normalmente. Quando realizada por um PABX, a ligação entra em comunicação com o outro sistema também, o que ajuda a economizar ainda mais.

Motorista

PABX. UM GRANDE AVANÇO NA COMUNICAÇÃO DA SUA EMPRESA!

Faça uma cotação online e compare as melhores opções de centrais Pabx para a sua empresa.

Qual é a quantidade de ramais que a sua empresa necessita?

Além do seu uso para ligações convencionais, alguns pacotes de VoIP possuem outras funcionalidades que se fossem usadas em operadoras normais dentro de planos telefônicos poderiam ser cobradas à parte e no caso do VoIP acabam sendo gratuitas. Entre elas estão redirecionamento de chamadas, rediscagem de chamadas, identificador de chamadas, conferência a três, etc.

Aqui no Brasil, o órgão que regulamenta o setor de telecomunicações é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e já deixou claro que se um provedor VoIP não precisa de estrutura devido a utilizar o IP, ele não precisa de nenhuma licença da Anatel para funcionar, precisando somente de um servidor. Desta forma, você pode contratar o seu sem se preocupar com esta parte burocrática.

Empresas VoIP

São diversas as empresa de VoIP no Brasil e no mundo e há muitas opções para poder contratar e instalar estas facilidades em seu dia a dia para aproveitar as economias em suas ligações.

O melhor é pesquisar e conhecer as opções, que aliadas ao PABX oferecem ainda mais vantagens à sua organização. Compare preços e veja como pode ser bastante vantajoso!

Como economizar com VoIP

A variação da economia de uma empresa ou residência com o uso do Voip é grande e pode chegar até em 95% em relação ao valor anterior gasto na empresa. Porém, tudo vai depender da empresa contratada para realizar o serviço.

Uma coisa é certa: a redução de gastos com o telefone é nítida e vai fazer grande diferença em seu bolso, principalmente quando se trata de uma grande organização onde o uso do telefone é maior.

Em uma residência também é possível utilizar o VoIP, mas o a economia pode ser a longo prazo, uma vez que o uso não é tão frequente. Mas se for do tipo que utiliza bastante o telefone em casa, poderá contar com esta economia rápida também.

Como o investimento no aparelho e instalação é pouco, em uma empresa este valor pode ser revertido no primeiro mês em que você economiza com a conta do telefone, então realmente vale a pena economizar utilizando VoIP!

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

FERNANDO BEZERRA September 12, 2014 at 7:17 am

Bom dia Jeniffer,

Estou precisando de uma orientação a respeito de que se encaixa melhor para minha empresa a respeito de telefonia.

Sou contador, tenho um empresa de contabilidade onde necessito de 08 ramais para atender aos setores da empresa e estou colocando também o serviço de home office (escritórios virtuais) com 78 caixas Postais para atender as empresas que precisem de endereço fiscal e esse é o grande problema que descrevo a seguir.

Tenho visto em outras empresas do ramo, que as ligações são personalizadas, ou seja é divulgado um número para cada endereço virtual e a atendente quando identifica o número a que está sendo direcionado a ligação já atende com o texto personalizado da empresa que o cliente está tentando falar.

Amiga como é feito esse serviço? Central telefonica digital? Pode ser Voip? A operadora OI aqui está me oferecendo o serviço de Tronco (fibra ótica) + uma central telefonica digital (que tenho que adquirir) mas os consultores da OI não me forma convincentes ao ponto de saber se o meu investimento será eficaz.

Outro questionamento : será necessário o serviço de tronco para atender a minha necessidade uma vez que o custo mensal do serviço está por 550,00 para ter uma linha e 10 atendimentos ao mesmo tempo? Existe alguma central telefonica que possa fazer esse serviço sem precisar contratar o Tronco da Oi?

Hoje já possuo uma Central Analogica da Intelbras de 2 linha e 8 ramais, não sei se vai ser mais últil com essa minha nova necessidade.

Como visto, estou precisando de ajuda.

Obrigado pela Atenção

Joel December 13, 2014 at 3:16 pm

Boa tarde, Fernando!

Não consegui ver se te responderam, mas segue informações sobre seu questionamento.
Você tem a opção de comprar ou alugar um PABX IP com as quantidades de Ramais que você precisa (lembrando que cada cliente seu será considerado um ramal), você contrata um Link E1 da Operadora que melhor lhe atender com as quantidades de DDR que você precisa (DDR é Discagem Direta ao Ramal) cada DDR é um numero de telefone que você vai atrelar este DDR ao Ramal do PABX IP e quando ligarem a este DDR ,ira aparecer na tela do computador da atendente o nome da empresa que esta recebendo a ligação e ela poderá atender como a saudação da empresa.
Creio que fui objetivo na informação, mas se desejar mais detalhes, segue meu email:
joelsp@hotmail.com.br, meu Hotmail tem br no final.

Saudações.

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.